Ondjiva – A materialização do projecto de desenvolvimento das infra-estruturas integradas de Ondjiva, capital provincial do Cunene, constitui uma das premissas do Plano de Desenvolvimento 2023-2027, admitiu, esta quinta-feira, o director do Gabinete de Estudo Planeamento e Estatística, Marcelino dos Santos.
O projecto, orçado em 110 milhões, 594 mil e 700 Euros, foi autorizado através do Despacho Presidencial nº 222/24, de 9 de Setembro.
Ao falar à imprensa a propósito do grau de execução do Plano de Desenvolvimento da Província (PDP), no quadro da I reunião ordinária do Governo, Marcelino dos Santos frisou que o projecto vai resolver a questão da drenagem das águas pluviais e melhorar as infra-estruturas rodoviárias.
Segundo o responsável, neste momento é visível a degradação do tapete asfáltico devido ao lençol freático que se encontra saturado.
Outrossim, realçou que a malha viária existente é de há mais de 20 anos e carece de obras de requalificação.
A par disso, esclareceu que a materialização deste projecto vai permitir criar uma rede de esgoto, energia eléctrica, entre outros.
Marcelino dos Santos afirmou estarem a decorrer, nesta altura, trabalhos técnicos para que a equipa possa intervir, sublinhando ter sido já aprovada a linha de financiamento e o empreiteiro encarregue na execução.
Entretanto, fez saber que devido às limitações financeiras, nos dois anos de cumprimento do PDP, Cunene cingiu-se apenas na execução dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Neste quadro, a província foi contemplada com 135 projectos do PIIM, destes 109 são de responsabilidade das administrações municipais, 26 do Governo da Província e cinco de subordinação central.
Actualmente, o grau de execução física do PIIM é de 89 por cento e financeira de 76%, sendo que dos 118 projectos controlados pelo Governo local, 78 foram concluídos, 39 em curso e um em análise na DNIP.
O PDP é o instrumento condutor da acção governativa da província, daí a necessidade de accionar o sistema de monitoria e avaliação.
A cidade de Ondjiva conta com 113 mil 280 habitantes. FI/LHE/SEC