Lubango - O Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR) e o Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) assinaram hoje, quinta-feira, no Lubango, Huíla, um memorando de entendimento para a formação técnico-profissional de agentes do turismo.
O ato aconteceu no âmbito da Bolsa Internacional de Turismo (BITUR- Angola) 2024 que a cidade do Lubango, na província da Huíla, acolhe desde hoje sob o lema “O turismo como factor determinante para a diversificação da economia em Angola”, onde participam representantes de países como Senegal, Uganda Marrocos, Portugal, Cabo Verde, Tanzânia, China e Cuba.
A celebração deste memorando de entendimento visa assegurar o aperfeiçoamento contínuo das competências técnicas dos profissionais dos agentes do sector do turismo, criar mecanismos de certificação e aumentar a mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho.
Como resultados, o acordo espera melhorar os serviços prestados pelos empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração, agências de viagens e actividades turísticas.
Falando à Imprensa à margem do acto, o director-geral do INFOTUR, Afonso Vita, considerou ser importante a assinatura do memorando para o Turismo em Angola, pois não há qualidade de serviços sem quadros formados.
Destacou que o INEFOP, como parceiro, órgão do Governo especializado na formação técnico profissional, vai ajudar a criar um instrumento que permitirá elevar a qualidade dos serviços prestados no sector.
Por sua vez, o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, realçou que a assinatura do memorando de entendimento vem materializar e elevar do potencial do capital humano, para dar uma resposta “adequada” à procura pelos serviços hoteleiros e de turismo.
Salientou que vários turistas vêm ao país e muitas vezes sentem a falta da qualidade nos serviços que são prestados, mas com a assinatura deste memorando, acredita que, a médio prazo, seja atingida a excelência, um desafio que precisa do envolvimento do sector público e do privado.
A bolsa é uma organização do ministério de tutela e parceiros, que vai na já sua sétima edição, durante a qual serão expostas as potencialidades turísticas do país, os serviços de empresas e demais actores que directa ou indirectamente intervêm na cadeia do turismo. BP/MS