Benguela – Cento e oitenta e nove técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola estão mobilizados para acudir a qualquer solicitação durante a quadra festiva, na província de Benguela, soube hoje a ANGOP.
A informação foi avançada à ANGOP pelo coordenador provincial do INEMA, Hernâni Francisco.
Segundo o responsável, dos 189 técnicos mobilizados, 25 são médicos, 20 motoristas que váo garantir a mobilidade das ambulâncias, para além de enfermeiros socorristas.
Hernâni Francisco referiu que, para eventuais ocorrências, estão disponíveis médicos cirurgiões, ortopedistas, de maxilo-facial e de clínica geral.
Fez saber ainda que este ano, o INEMA vai assegurar todos os bancos de urgência dos dez municípios com uma ambulância cada, no sentido de dar resposta célere e eficaz aos eventuais casos.
Disse que os técnicos do INEMA, bem como o pessoal de enfermagem que irão dar todo suporte na assistência médica e estabilização dos pacientes.
O coordenador anunciou que quatro postos avançados com seis ambulâncias apetrechadas de equipamentos estarão montados em Benguela e dois outros na zona alta e baixa da cidade do Lobito, com vista a prestar um serviço de qualidade aos pacientes.
O responsável assegurou que, apesar dos acidentes de viação serem muito frequentes nesta fase do ano, o INEMA está em prontidão para dar resposta a outros casos de urgências médicas.
Em caso de emergência, os utentes deverão ligar para os terminais telefónicos: 941675714, para o Lobito, e 923101060 ou 927272111, para Benguela. Os demais municípios também têm números próprios para emergências.
Existe ainda o terminal 111, do Centro Integrado de Segurança Pública "CISP".