Saurimo -O chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (NEFOP) na Lunda-Sul, Constantino António, apelou esta quinta-feira, as empresas privadas, no sentido de priorizarem a mão-de-obra local, no processo de recrutamento e contratação de profissionais.
O responsável fez este apelo na cerimónia de encerramento do ciclo formativo 2024, sublinhando que os quadros formados localmente têm competência necessárias para fazer face aos desafios do mercado.
Informou que no presente ciclo, foram formados um total de mil e 101 jovens, dos mil e 995 matriculados nos cursos de serralharia, carpintaria, corte e costura, autocad, electricidade, construção civil, pastelaria, mecânica, alvenaria, decoração, canalização, entre outros.
Acrescentou que os três centros privados, controlados pelo INEFOP, formaram 839 jovens nos cursos de contabilidade geral, cozinha, pastelaria decoração, recursos humanos, informática, inglês, higiene, segurança e saúde no trabalho, administração e gestão de empresa.
Sublinhou que com estes resultados, o mercado da Lunda-Sul dispõe de quadros qualificados para qualquer área de trabalho, apelando os finalistas a darem o seu melhor , demonstrando todas suas habilidades e capacidades quando forem absorvidos.
Em 2023 a instituição formou mais de mil profissionais em diversas áreas, sendo que, desde deu valências à mais de 10 mil jovens.MG/JW/HD