Luanda - Quinze mil 557 estágios profissionais serão promovidos, este ano, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), adiantou hoje, quinta-feira, o director geral deste organismo, Manuel Mbangui.
O anúncio foi feito durante a assinatura de acordos para estágios profissionais entre o INEFOP e as empresas Petromar, DW e a Carmon, durante a abertura do ciclo formativo/2024.
Segundo o responsável, os estágios estão ligados às áreas de electricidade, electrónica, pedreira, corte e costura, mecânica e informática, pelo que os interessados deverão concorrer a uma destas vagas através do site no INEFOP.
Estes estágios profissionais, prosseguiu, têm a duração de três meses e serão remunerados.
"O nosso objectivo é continuar a combater o desemprego no seio da juventude, com ajuda do auto emprego, bem como de estágios profissionais, onde muitos acabam por conseguir o primeiro emprego", disse.
Durante o acto, foram apresentadas algumas profissões em extinção e o surgimento de novas, através dos quadros humanos, desfile das profissões, entrega formal de microcrédito, realização de seminários sobre os desafios da formação profissional face à nova divisão política e administrativa em Angola, assim como a exposição de algumas modalidades utilizadas para atender as necessidades das zonas mais recônditas do país.
Sob o lema “Formação Profissional moderna e inclusiva, a chave para o desenvolvimento do capital humano ", o evento contou com a participação de cerca de 500 formandos.
O INEFOP é um órgão tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e tem a missão de assegurar a execução das políticas activas do mercado de trabalho e do Sistema Nacional de Formação Profissional. LIN/ART