Menongue – Mil 536 cidadãos serão formados este ano em várias especialidades, de longa e curta duração, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), na província do Cuando Cubango.
Em 2022, o INEFOP formou mil e 230 jovens nas especialidades de informática básica, Excel, serralharia, mecânica, electricidade, contabilidade entre outros, mesmos cursos que serão ministrados inicialmente aos jovens este ano, cuja formação inicia no decurso deste mês.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o chefe do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Cuando Cubango, Xavier Chicuata, disse que as aula serão ministrados nas oficinas de artes e ofícios da instituição, no âmbito das estratégias do Executivo angolano alinhado na promoção do auto-emprego.
O responsável disse estar a trabalhar com as administrações municipais de Mavinga, Rivungo e Nankova, para que os jovens destas municipalidades tenham acesso à formação profissional.
Implementação do PAPE no Cuando Cubango
No quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), o responsável informou que serão formados três mil e 136 jovens em oito municípios, aldeias e comunas, nas áreas de reparação de telefones, mesa e bar, corte e costura, montagem de antenas parabólicas, agricultura, climatização de frio, barbearia, cabeleireira.
Estão já inscritos 200 jovens dos municípios de Manongue, capital do Cuando Cubango, Cuito Cuanavale e Cuchi.