Mbanza Kongo – Dois mil e 600 jovens de ambos os sexos foram formados em artes e ofícios, em 2022, na província do Zaire, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Deste número, 1.014 jovens foram formados no município de Mbanza Kongo, sede da província, informou esta quarta-feira à ANGOP o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Kiniangisa Kibantu.
Explicou que com a abertura em 2022 de um novo centro de formação profissional na localidade do Kiowa, arredores da cidade de Mbanza Kongo, aumentou a capacidade de formação dos formandos, passando de 300 para 600 por cada ciclo formativo.
De acordo ainda com a fonte, com a abertura do referido centro alargou-se a oferta formativa de nove para 15 cursos nas especialidades de Agricultura, Frio e Refrigeração, Contabilidade, Electrónica, Informática, Alvenaria, Serralharia, Electricidade, Corte e Costura, Decoração, Pastelaria, Canalização, entre outros.
Kiniangisa Kibantu falou, também, dos cursos de curta duração (três meses) ministrados pela sua instituição nos domínios de cabeleireiro, decoração, mesa e bar, montagem de antenas parabólicas e reparação de telemóveis.
Sublinhou que os cursos de pouca duração visam facilitar a integração rápida dos jovens no mercado de trabalho, através do auto-emprego.
Durante o período em análise, o INEFOP no Zaire distribuiu kits profissionais a centenas de jovens e micro-créditos, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Cento e 190 formandos beneficiaram de estágios remunerados em diversas instituições públicas e privadas sedeadas na região, dos quais 81 do sexo feminino.
A província do Zaire dispõe de centros e pavilhões de formação profissional em artes e ofícios nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nzeto.
Informou que o INEFOP na região está a trabalhar com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) para a abertura de centros de formação profissional nos municípios do Tomboco e Nóqui.
O INEFOP no Zaire já formou, desde 2006, 14.700 jovens em diversas especialidades.