Menongue - Mil e 289 jovens de ambos os sexos, dos municípios de Menongue e do Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango, terminaram hoje, terça-feira, com êxito, o ciclo formativo do Plano Intercalar 2024, de 30 dias de duração.
Trata-se de 806 jovens do sexo masculino e 289 feminino que foram formados em mais de 30 cursos profissionais, com destaque para os de mecânica, pastelaria, massagem e estética, cabeleiro e maquilhagem, gestão de cantinas e barbearia, através dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
O curso de formação intercalar, que constitui continuidade do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), permitiu ainda aos jovens dos dois municípios do Cuando Cubango formarem-se em serralharia, mesa e bar, montagem de parabólicas, reparação de telefones, canalização, electricidade, fotografia digital, agricultura, entre outros.
No acto do encerramento oficial do ciclo de formação, em Menongue, o chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Chicuata, avançou estarem a ser criadas condições financeiras, humanas, técnicas e logísticas, para abranger outros municípios do interior do Cuando Cubango, ainda este ano.
Para os finalistas, o chefe do INEFOP sinalizou que, individualmente, poderão escolher em candidatar-se para um estágio remuneratório, recepção de kit profissional ou o micro-crédito, sendo que, até antes do término da formação, 314 candidatos já escolheram o estágio remuneratório, em Menongue.
O responsável fez, na ocasião, uma avaliação positiva do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade no Cuando Cubango, porquanto, deste 2019 até 2022, fez-se a distribuição de mil e 314 kits profissionais.
Segundo Xavier Chicuata, no âmbito do PAPE 700 jovens beneficiaram-se de micro-crédito, cuja implementação do referido plano permitiu gerar mais de cinco mil postos de trabalho, com retornos positivos.
Ao intervir na cerimónia, o director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cuando Cubango, Afonso Dala, reaklçou que cada um deve assegurar, com maior dinamismo e proactividade, a responsabilidade do combate à pobreza, o desemprego no seio da juventude, promovendo o auto-emprego e abraçar, com rigor, as oportunidades que o Centro de Formação Profissional de Menongue.
Destacou a contribuição que os jovens formados no referido centro têm dado à sociedade, tanto para o interesse pessoal tanto colectivo, através da formação técnico - profissional diversificada.
No acto, os finalistas realizaram uma exposição dos trabalhos realizados ao longo do curso, com demonstração prática dos conhecimentos adquiridos ao longo dos 30 dias de formação.ALK/FF/PLB