Uíge – Três mil e 922 jovens da província do Uíge concluíram terça-feira a formação em diversos cursos profissionais, menos 1.800 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os jovens do I e II ciclos formativos foram formados nos cursos de corte e costura, carpintaria, decoração, serralharia, canalização, mecânica, electricidade e culinária. A formação decorreu de Janeiro a Novembro deste ano.
Em declarações à imprensa, o chefe dos Serviços do INEFOP no Uíge, Bozardo Bongo, disse que no mesmo período a instituição empregou 1.332 jovens, num total de 5.517 solicitações recebidas por diversas empresas.
Quanto ao próximo ciclo formativo 2025-2026, o responsável disse que a instituição prevê formar maior número possível de jovens, tendo justificado que a formação é a base fundamental para fortalecer o mercado de trabalho.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, Pasi Mafuta Nova, que falava em representação do governador desta região, José Carvalho da Rocha, informou que o INEFOP foi concebido para alavancar o desenvolvimento da província, através da atribuição de kits para alcançar o auto-emprego na região.
Para o INEFOP, a directora Pasi Mafuta Nova pediu maior divulgação dos cursos seleccionados, para que os jovens tenham conhecimento e sigam os exemplos de outros que já concluíram com êxito. EPP/JAR