Luanda - O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, 88 mil 671 jovens em diversas áreas, em 2023, informou, quinta-feira, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
Segundo a ministra, que falava na abertura do ciclo formativo 2024, as acções de formação foram de curta, média e longa duração, estão ligados às áreas de electricidade, electrónica, pedreira, corte e costura, mecânica e informática, entre outros, centrados em melhorar a oferta formativa, bem como, a expansão da rede de Centros de Formação Profissional em todo o País.
Este ciclo, prosseguiu, foram formados 926 reclusos e 353 pessoas com deficiência, evidenciando assim, os esforços do Executivo na ressocialização daqueles que em determinada altura do seu percurso de vida entraram em conflito com a lei e a inclusão social das pessoas com deficiência.
Disse que para este novo Ciclo Formativo, o Sistema Nacional de Formação Profissional conta com 162 Centros de Formação Profissionais, tutelados pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, com uma capacidade formativa anual de mais de 100.000 cidadãos.
Teresa Rodrigues Dias destacou que, para além dos 162 referenciados, o sector conta ainda com mais de mil 444 centros privados, 36 de outras Entidades Públicas, tais como no Sector dos Petróleos, Construção, Agricultura, Energia, entre outros.
"Estamos certos que a qualificação do capital humano constitui um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico do país e é uma acção prioritária, prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional - PDN 2023 - 2027", afirmou.
Sob o lema “Formação Profissional moderna e inclusiva, a chave para o desenvolvimento do capital humano ", o evento contou com a participação de cerca de 500 formandos.
O INEFOP é um órgão tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e tem a missão de assegurar a execução das políticas activas do mercado de trabalho e do Sistema Nacional de Formação Profissional. LIN/ART