Zango - O Instituto Nacional de Educação Especial (INEE) controla 44 mil 916 crianças com várias deficiências humana em todo país, informou, hoje, quinta-feira, no Distrito Urbano do Zango, município de Viana, a técnica do Departamento de Organização dos Serviços, Floriana Ferreira.
Em declarações à imprensa, a responsável indicou que do número em causa, 21 mil 890 são crianças com deficiências intelectual, 14 mil 933 com problemas auditivos e oito mil 093 recai para os invisuais.
A referida informação foi dada a margem da abertura da IV jornada em alusão ao “Dia da Pessoa com Deficiência”, a ser comemorada a 03 de Dezembro, mas a sua abertura decorreu de forma antecipada.
Fez saber que o instituto controla mil 644 escolas com o sistema de ensino inclusivo e 94 salas de recursos multifuncionais, onde as crianças com deficiências têm aprendizagem através de máquinas em Braille e linguagens gestuais.
No concernente a jornada, apontou a realização de várias actividades como palestras de educação a jovem mulher sobre período menstrual para meninas com deficiências e a prática da educação física adaptada.
Por seu turno, uma das professoras do ensino especial, mãe de uma jovem com autismo, disse que ao se aperceber do diagnóstico da filha decidiu especializar-se neste ramo da educação e da saúde, de modo a cuidar melhor da filha e de outros meninos.
Por outro lado, realçou que as crianças deficientes numa primeira fase são colocadas em salas multifuncionais e após uma apresentação de habilidades apropriadas são incluidas em salas normais.
Por sua vez, as crianças agradeceram pela iniciativa que visa a reflexão sobre as pessoas que apresentam uma deficiência. NGS/DP/SEC