Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, esta quarta-feira, que está em curso no país o processo de actualização cartográfica, a primeira etapa para a realização do segundo Recenseamento da População e Habitação - Censo 2024.
Segundo uma nota de Imprensa, chegada à ANGOP, a actualização da cartografia decorre até final deste ano e tem como objectivo definir e redefinir os limites dos bairros existentes em todo o país.
Refere também que, pela primeira vez, a recolha de informações de modo digital junto dos agregados familiares será feita por via de tabletes que contêm o aplicativo de recolha de dados, CAPI.
O Recenseamento da População e Habitação acontece em todo o país e abrange cidadãos nacionais, estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente e unidades de alojamento, esclarece.
O processo vai decorrer em três etapas, , cita a nota, nomeadamente a actualização cartográfica, que já decorre, o recenseamento piloto e depois o geral.
Na fase de actualização cartográfica, de acordo com o documento, prevê-se dividir o país em cerca de 92 mil secções para as entrevistas aos agregados familiares.
O recenseamento piloto servirá para testar o processo de prontidão para a realização do Censo em 2024 e por fim o recenseamento geral que abrange a população e as habitações.
O INE, na qualidade de Órgão Executivo Central de produção e difusão das estatísticas oficiais do país, é responsável por conduzir o segundo Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2024.
Para assegurar e fortalecer os trabalhos em curso, foi criado por Despacho nº 290/22, de 30 de Dezembro, a Comissão Multissectorial, coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar coadjuvado pelo Ministério da Economia e Planeamento, Instituto Nacional de Estatística e diferentes Departamentos Ministeriais.
A Comissão Multissectorial deve apresentar, até ao final deste mês de Janeiro, o Plano e Cronograma de actividades referentes ao processo do Censo Geral da População.
Antes da realização do Censo 2024, o país poderá realizar, ainda este ano, um censo piloto que é uma actividade que tem por finalidade testar o nível de organização, metodologias, procedimentos e, sobretudo, os possíveis constrangimentos da operação, para corrigir e tomar medidas cautelares, antes do censo, propriamente dito.
À luz do referido despacho, o Instituto Nacional de Estatística tem como papel preparar as condições técnicas de todo o processo do Censo 2024.
O Recenseamento da População é uma operação de recolha completa, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos. Serve também para recolha completa, compilação, avaliação, análise de todas as habitações e dos seus ocupantes no território nacional.