Curoca - Seis mil 723 famílias do município do Curoca, província do Cunene, começaram hoje, sexta-feira, a receber os valores monetários do Kwenda, já com o incremento de 8.500 kwanzas para 11 mil mensais.
Ao falar no acto, o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, disse que cada família está a receber 66 mil kwanzas, equivalente a seis meses.
Fez saber que 62 mil e 697 famílias, no Cunene, estão aptas para receber o incremento do montante do Kwenda, concretamente a nível dos municípios de Ombadja, Namacunde e Curoca.
Por seu turno, o administrador Municipal do Curoca, Manuel Domingos Taby, pediu às famílias a aplicar bem o dinheiro, de preferência em pequenos negócios e compra de animais para reprodução.
Manuel Domingos Taby disse que o Executivo angolano está preocupado com o bem-estar das populações, por isso, resolveu aumentar o valor para 11 mil mensais, para que as famílias tenham capacidade financeira para criarem rendimentos.
Desde Maio de 2020, o Kwenda contemplou 29 mil e 655 famílias residentes nos municípios do Curoca e Ombadja, que já beneficiaram o valor de mil milhões, 126 milhões, 156 mil e 500 kwanzas.
O Kwenda abrange quatro componentes, designadamente Transferências Sociais Monetárias, que estão em curso desde 2020, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.
O programa prevê, durante três anos, beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, sendo que conta com o financiamento global de USD 420 milhões (320 atribuídos pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo). PEM/LHE/ART