Sumbe - A inclusão social, o abastecimento de água e energia eléctrica, a construção de escolas, centros de saúde, o apoio ao sector pesqueiro e da agricultura familiar, constituem as linhas de actuação do novo governador da província do Cuanza-Sul, Narciso Benedito.
Nomeado a 18 do corrente mês e apresentado, esta quinta-feira, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, afirmou que assumiu o desafio de dirigir a província do Cuanza-Sul, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da região, daí a necessidade de poder contar com o apoio de todos.
Disse ter noção dos desafios a enfrentar, mas sem medo das dificuldades por contar com o auxílio da população.
O governador disse ser importante apostar nas políticas públicas que promovam o desenvolvimento, o empreendedorismo e bem-estar comum-
Narciso Benedito recordou que o Cuanza Sul possui um potencial económico invejável e que bem aproveitado, com os quadros e talentos da região, pode desenvolver e criar riqueza.
Por sua parte, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, destacou as qualidades da governadora cessante Mara Quiosa, que em pouco tempo (desde Julho último) granjeou simpatia junto da população do Cuanza-Sul.
Pediu a todos para prestarem o apoio necessário ao novo governador para o desenvolvimento sustentável da província.
Por sua vez, a governadora cessante, Mara Quiosa, agradeceu o apoio prestado pela população do Cuanza-Sul, durante o tempo que esteve à frente da província.
Assinalou que deixou o Cuanza-Sul com muitas empreitadas por concluir, sobretudo, as obras integradas da cidade do Sumbe, a instalação de energia eléctrica nos municípios da Conda , Seles, a partir da aldeia da Ganja, bem como a conclusão da subestação eléctrica da Quibala e a montagem da subestação móvel para o município do Ebo.
Disse que está em andamento a construção da ponte do Alto Dui e da nova circular da cidade do Sumbe, com vista a evitar a circulação de viaturas pesadas dentro da cidade e evitar acidentes no morro do Chingo.
Narciso Damásio dos Santos Benedito é o 11º governador do Cuanza-Sul.
Nascido no 30 de Setembro de 1957 na Lunda-Norte, já desempenhou, entre outras funções, o cargo de Secretário para a Formação e Ensino Técnico Profissional (2010/2017) e director do gabinete da Educação da província de Luanda (2018/2022).
A província do Cuanza-Sul, conta com 24 municípios e 36 comunas, uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes e uma extensão geográfica de 55 mil 660 quilómetros quadrados.IS/LC/ALH