Caxito – Quinze incêndios foram registados, de Janeiro a Março deste ano, na província do Bengo, que causaram quatro mortes e danos materiais avaliados em cerca de 14.830.000, Kwanzas, mais 3.830.000 Kz, em relação ao 1º semestre do ano anterior.
Segundo um documento do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Bengo, que a ANGOP teve acesso, em Caxito, a negligência, curto-circuito, aquecimento de cintas, fogo aberto e a fuga de gás são apontadas como as principais causas dos incêndios.
Estes incidentes ocorreram nos bairros do Kijoão Mendes, Kingombe, Sarico e Panguila, no município do Dande, tendo afectado residências privadas, estabelecimentos comerciais e os sectores dos transportes, energia, empresarial e do ambiente.
Neste período foram também registadas 187 ocorrências diversas, entre as quais 15 afogamentos, 13 acidentes com vítimas encarceradas e 10 derrames de combustível.
Os casos ocorreram nos municípios do Dande, Ambriz, Pango Aluquém, Dembos, Nambuangongo e Bula Atumba, tendo causado 30 mortes, menos 10 em relação ao igual período do ano anterior.
No domínio das medidas profiláticas, o serviço de protecção e bombeiros realizou 284 acções (mais 224) em relação ao igual período do ano anterior, e ditou 207 medidas de reforço e prevenção para combater os incêndios.
Fruto de vários serviços prestados foram arrecadados cerca de 570.592.00 Kwanzas. MD/CJ/IF