Cabinda – A província de Cabinda registou, nos últimos doze meses, 201 incêndios de pequenas e médias proporções, que causaram prejuízos materiais avaliados em mais de 400 milhões de kwanzas.
Os dados foram revelados este sábado, nesta cidade, pelo comandante provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, comissário bombeiro-chefe Henrique Capita, durante acto que marcou as comemorações alusivas ao 43º aniversário desta instituição.
Apontou o curto-circuito, fogo posto, a negligência e o vazamento de gás de cozinha como as principais causas dos sinistros, que afectaram residências e estabelecimentos comerciais.
Para minimizar a situação, disse, os operacionais deste órgão na região realizaram 134 acções profiláticas que consubstanciaram em campanhas de sensibilização da população residente em zonas urbanas e periféricas da província.
Durante o período em análise, a corporação registou, também, 71 casos de mortes provocadas por afogamento, desabamento de paredes, deslizamento de terras, electrocussões e queda de árvores.
Foram realizadas, neste período, 64 acções de resgate, busca e salvamento dos cidadãos em iminência de afogamento nos mares, rios e lagoas. JFC/JL