Malanje- Um cidadão de 56 anos de idade e dois filhos de 19 e 22 anos, encontram-se feridos com queimaduras do 1º e 2º graus, resultantes de um incêndio ocorrido sábado, na residência em que viviam, no bairro Maxinde, nesta cidade.
A informação foi dada hoje, segunda-feira à ANGOP, pela porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Júlia da Conceição, quando anunciava as ocorrências do fim-de-semana, tendo realçado que uma das vítimas encontra-se em estado grave.
Fez saber que o incêndio resultou de um curto-circuito numa viatura ligeira, durante a reparação do sistema eléctrico da mesma.
A responsável explicou que a reparação do veículo estava a ser feita por uma das vítimas (o pai), no quintal da casa, tendo o fogo produzido pela combustão, se propagado até a residência onde se encontravam os dois filhos.
Precisou que após a extinção do incêndio, efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros evacuaram os feridos para o Hospital Regional de Malanje, onde se encontram a receber assistência médica e medicamentosa.
A porta-voz dos Bombeiros apelou aos cidadãos a estar atentos aos pormenores eléctricos das viaturas, em caso de reparação, sob pena de incorrerem em tais riscos, devendo por outro lado evitar serviços de combustão nas residências.
Fez saber que consta também das ocorrências, o registo de 4 mortes por afogamento nos municípios de Malanje e Cangandala, resultantes de ataque epiléptico, queda no poço, entre outras causas.
No que toca a intervenções, apontou a extinção de três incêndios de pequenas proporções nos bairros Vila Matilde, Maxinde e Canâmbua, bem como no centro da cidade, provocados por curto-circuitos e vazão de gás de cozinha.