Mavinga – Quatro pessoas da mesma família morreram e uma ficou ferida em estado grave nesta sexta-feira, na aldeia de Waiongola, município de Mavinga (Cuando Cubango), em consequência de um incêndio.
Em declarações hoje, sábado, à ANGOP, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Cuando Cubango, Albano Jamba Cutariaca, explicou que o incêndio vitimou o pai de 50 anos e duas filhas de 16 a 20 respectivamente, que tiveram morte imediata no local do sinistro.
O porta-voz disse que uma das vítimas do incidente com queimaduras do terceiro grau foi evacuado para o hospital municipal de Mavinga, que dista a 500 quilómetros de Menongue, capital do Cuando Cubango.
Segundo testemunhas, o fogo terá sido ateado pelo pai, quando efectuava limpeza de um espaço que serviria para passagem de uma noite, nas margens do rio Lomba, na aldeia de Waiongola, 67 quilómetros da sede municipal de Mavinga.
De recordar que, de Janeiro a presente data, na província do Cuando Cubango, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros tem o registo de quatro mil e 360 queimadas anárquicas, representando uma redução na ordem de dois mil e 40 casos, comparativamente ao período homólogo de 2022.JSV/PLB