Huambo – O representante do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD) na província do Huambo, Nelson Pedro Nhanga, prometeu hoje, terça-feira, redobrar as acções de sensibilização da população, para combate ao crescente consumo de bebidas alcoólicas e drogas.
Em declarações à ANGOP, o responsável informou que as drogas e o consumo exagerados de bebidas alcoólicas na província do Huambo afectam, maioritariamente, cidadãos dos 15 aos 35 anos de idade, que, muitas vezes, terminam em casos clínicos preocupantes.
Nelson Pedro Nhanga disse que as unidades sanitárias da província atenderam, em 2024, cinco mil 571 cidadãos toxicodependentes, contra quatro mil 178 notificados em 2023.
Disse que para mitigar o crescente consumo de drogas e bebidas alcoólica o INALUD no Huambo realizou, no ano transacto, 782 palestras para uma população beneficiada de 54 mil 400 famílias, contra 46 mil 178 sensibilizadas contras as drogas em 2023 nos 11 municípios que antes componham a província do Huambo.
Por isso, reafirmou o desejo de reforçar as campanhas de sensibilização contra o consumo de drogas e álcool nas escolas, e outros espaços públicos, sobretudo, nos mercados informais, para mitigar o crescente número de cidadãos toxicodependentes na província do Huambo.
Disse que, com a implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) a província do Huambo passou a contar com 17 municípios, contra os 11 anteriores, daí que o INALUD prevê implantar comités de luta contra as drogas nas seis novas administrações municipais, para melhor controlo desse fenómeno que cresce dia após dia. JSV/ALH