Ondjiva - O representante do Instituto Nacional de Luta Contra as Drogas (INALUD), na província do Cunene, Pedro Mendes, desaconselhou este domingo, em Ondjiva, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, durante a quadra festiva.
Em declaração à ANGOP, no quadro da campanha “natal sem álcool, natal feliz”, apelou para o consumo de bebidas alcoólicas de forma moderada, pois os excessos têm sido causa de vários casos de acidentes e agressões físicas.
Disse que no período festivo constata-se um aumento exponencial de ofertas de bebidas alcoólicas, constituído num incentivo maior para os jovens e mototaxistas, daí a necessidade de chamar atenção da população sobre as consequências do consumo excessivo do álcool.
Pedro Mendes disse ser fundamental alertar os munícipes, com particular aos condutores de veículos motorizados no sentido de não conduzirem sob efeito de álcool, a fim de evitar acidentes rodoviários.
Argumentou que o foco da campanha é contribuir para redução dos acidentes de viação, criminalidade, violência doméstica e gastos desnecessários que afectam o bem-estar de muitas famílias.
A campanha, que decorre de 02 de Dezembro a 03 Janeiro, engloba palestras, contacto direito com os cidadãos, distribuição de camisas, bonés e panfletos com conselhos úteis de prevenção, factores de risco e medidas de prevenção assim como efeitos e consequências das drogas no organismo humano.
A INALUD, foi criado por via do Decreto Presidencial nº 231/13, de Dezembro, como o objectivo de promover a implementação de políticas integradas de prevenção, reeducação e combate de drogas lícitas e ilícitas, uso nocivo de álcool e a diminuição de toxicodepências.FI/LHE/VIC