Malanje- O chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) em Malanje, Carlos Correia, apelou hoje, terça-feira, aos cidadãos a denunciar as práticas desonestas de operadores económicos, visando salvaguardar os seus direitos.
O responsável fez este apelo durante uma palestra sobre Direitos do Consumidor, que marcou a abertura da jornada alusiva ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a assinalar-se a 15 deste mês.
Carlos Correia sublinhou a necessidade de os consumidores redobrarem os cuidados, tendo em conta que alguns operadores económicos primam pela venda de produtos impróprios para o consumo humano, prática que configura crime nos termos da lei.
Aconselhou os cidadãos, no sentido de recorrerem sempre que necessário aos serviços do INADEC, em caso de violação dos seus direitos enquanto consumidores.
Por outro lado, Carlos Correia fez saber que de Janeiro a presente data, os serviços provinciais intermediaram 24 reclamações de consumidores, maioritariamente ligadas a má prestação de serviços hoteleiros, bancários, de energia, água e de reparação de viaturas.
A jornada alusiva ao 15 de Março contempla palestras, visitas de constatação do cumprimento do livro de reclamações em instituições públicas e privadas e vai culminar com um acto provincial no município de Cambundi-catembo.
O INADEC é uma entidade pública que tem como missão promover a política de salvaguarda dos direitos e coordenação, execução de medidas tendentes à protecção e informação, bem como a educação dos consumidores. ACC/NC