Menongue - Duzentos e quarenta mil 166 metros quadrados de terra foram desminados na província do Cuando Cubango, entre 2018 a 2021, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), melhorando a livre circulação de pessoas e bens na região.
Desse número, 153 mil 526 metros quadrados pertencem a antiga sede comunal de Jamba Cueio, município de Menongue, 64 mil metros quadrados a pista do aeroporto do Dirico, 29 mil metros quadrados nas áreas de antigos paióis de armamento de Menongue e 60 quilómetros no troço rodoviário Cuchi/Cutato.
As referidas acções permitiram a recolha e demolição de dois mil 747 engenhos explosivos diversos, com destaque para 152 minas anti-pessoais, 45 minas anti-tanques, dois mil 550 artefactos não detonados e três mil 442 munições de diversos calibres.
No período em referência, registaram-se 11 acidentes com minas, que resultaram em igual número de morteis e 12 feridos, nos municípios de Menongue, Rivungo e Cuito Cuanavale.
Foi desencadeado um processo de educação e sensibilização contra o perigo das minas e outros engenhos explosivos, que abrangeu seis mil e 750 pessoas entre homens, mulheres e crianças.
Ao intervir segunda-feira no acto que marcou o encerramento de uma acção formativa de 305 especialistas e abertura do ano de desminagem no Cuando Cubango, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Adélia Muambeno, enalteceu o desempenho do INAD, que está a contribuir para a melhoria das trocas comerciais.
Disse que a desminagem no Cuando Cubango está a contribuir para o alargamento das áreas de cultivo, da pecuária, da indústria, do turismo rural e para a construção e reabilitação de infra-estruturas, que formam as principais cadeias logísticas do país, como os caminhos-de-ferro e outros serviços.
Reconheceu que para o sucesso do programa de governação, principalmente a implementação do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e outros só é possível com o esforço, patriotismo e zelo dos operadores de desminagem.
No Cuando Cubango, o programa de desminagem conta com cinco operadores: INAD, Forças Armadas Angolanas, com uma brigada, Polícia de Guarda Fronteira, também com uma brigada, Halo Trust (36) e uma operadora comercial (1 equipa).