Menongue - A chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC), Lérias Biwango, solicitou hoje, domingo, maior atenção e responsabilidade dos pais na protecção dos direitos mais sublimes das crianças, visando o seu integral crescimento.
A responsável lançou este apelo quando intervinha no acto provincial do 16 de Junho, Dia da Criança Africana, decorrido no Largo Dr. António Agostinho Neto, em parceria com o grupo local de gospel Tulemesenu.
Lérias Biwango reiterou ser necessário que os pais e as mamãs possam reflectir seriamente na protecção das crianças, para que não continuem a ser vítimas de violência, desde a física, psicológica, abuso sexual, trabalho infantil e abandono familiar.
Na ocasião, anunciou a realização, em Menongue, no próximo dia 20 deste mês, de uma assembleia para a eleição de duas crianças que irão representar o Cuando Cubango, no Parlamento Infantil, em Luanda, no fim deste mês de Junho.
Explicou que o Parlamento Infantil visa dar oportunidades às crianças falarem em nome de outras quanto à protecção dos seus direitos.
Por seu turno, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Cuando Cubango, José Eduardo Ezequias, disse ser importante que se trabalhe mais para o crescimento adequado das crianças.
O responsável, que representava o governador dessa província, José Martins, defendeu que as crianças constituem a estrutura social reserva moral da sociedade, sendo, por isso, imperioso que se aposte na sua contínua educação.
O director, para este exercício, chamou a atenção dos pais e da família a engajarem-se cada vez mais no desenvolvimento educacional da criança.
O acto do 16 de Junho no CuandoCubango foi abrilhantado com canções no estilo gospel, interpretadas por crianças do grupo Tulemesenu. ALK/FF/PLB