Malanje - Trezentos e 50 mil Euros serão aplicados este ano no projecto piloto de Televisão Digital Terrestre (TDT), em Luanda e Malanje, anunciou, esta sexta-feira, o ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.
Angola perspectiva ter, a partir de 2023, televisão digital terrestre, no quadro da modernização do sector das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social.
Para o efeito, o país adoptou a norma nipónico-brasileira neste processo de modernização.
Segundo o ministro, que falava no final da visita de dois dias à Malanje, o projecto está já em execução nas duas províncias e será expandido à todas.
Realçou que o referido projecto vai permitir maior abrangência do sinal gratuito de televisão nas 18 províncias do país, no quadro da modernização do sector da comunicação social.
Manuel Homem disse estarem também em curso acções para a extensão, em breve, do sinal da Rádio Nacional de Angola em sete dos 14 municípios da província de Malanje, nomeadamente Marimba, Cahombo, Quela, Kiwaba Nzoji, Luquembo, Mucari e Cangandala.
Anunciou para dentro de dois meses a conclusão do apetrechamento da Mediateca Provincial de Malanje, cujas obras iniciadas em 2014 vêm registando interrupções por razões de ordem financeira.
Durante a jornada de trabalho, o governante inteirou-se do funcionamento dos Correios de Angola, Angola Telecom, Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Mediateca de Malanje, bem como dos órgãos de comunicação social onde entregou computadores de mesa e meios de biossegurança.