Huambo – O superintendente da Igreja Metodista Unida na província do Huambo, pastor Euclides dos Santos, reiterou, este domingo, o aumento dos projectos sociais para o bem-estar das comunidades.
O religioso falava no culto de adoração e acção de graças pelos 36 anos de existência da congregação no Huambo, presenciado pelo governador da província, Pereira Alfredo.
O pastor disse que a igreja vai continuar focada na promoção dos projectos sociais, através da construção de escolas, centros de arte e ofícios junto às comunidades, numa parceria com o Governo local, para a dinamização do desenvolvimento sustentável.
Sem entrar em detalhes, fez saber que já começaram a construir escolas nos municípios do Huambo e da Caála, assim como o centro de arte e ofícios no Cachiungo, para o reforço dos projectos relacionados com a educação e a profissionalização da juventude, com o propósito de abrir novas oportunidades de empregos para esta franja social.
Indicou o reforço dos programas de combate à vandalização de bens públicos, com a intensificação das campanhas de moralização da sociedade, reeducação cívica, ética e patriotismo, para que se aumente a responsabilidade social da população
Sinalizou que a vandalização do património público afecta a todos, daí a necessidade de cada habitante actuar como promotor e guardião dos bens do Estado.
O pastor Euclides do Santos disse que a Igreja Metodista Unida cresceu substancialmente em fiéis e está presente nos municípios do Huambo, Caála, Cachiungo e Chicala-Cholohanga, numa altura em que pensa alcançar toda extensão territorial da província.
Por seu turno, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, comprometeu-se em trabalhar e fortalecer as relações institucionais com as igrejas legalizadas existentes nesta região, para o fomento do desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, combater à vandalização do património público.
Reconheceu o papel da Igreja Metodista Unida na componente social, educativa, sanitária e outros domínios decisivos para a restauração do bem-estar.
Nesta vertente, disse ser fundamental partilhar as responsabilidades com as igrejas, sobretudo, os esforços de combate à vandalização do património público, a retirada das crianças de e nas ruas, para além da manutenção permanente da paz, nas comunidades a partir das famílias.
Apelou às famílias a evitar ter crianças nas ruas, para que tenham mais assistência social e a protecção necessária , para contribuir no desenvolvimento integral destes petizes.
A Igreja Metodista Unida foi implementada na província do Huambo a 18 de Outubro de 1988, com a realização do primeiro culto, celebrado pelo reverendo Pedro Manuel Mukumbi Júnior. LT/JSV/ALH