Luanda - A bispa da Igreja Anglicana em Angola, Filomena Teta, reiterou esta sexta-feira, em Luanda, o compromisso da sua instituição com a moral e o civismo social, face às constantes situações que deturpam o verdadeiro papel da família e da sociedade.
Filomena Teta falava no sétimo Sínodo da Diocese do Bom Pastor da Igreja Anglicana, a decorrer até domingo próximo, com o propósito de avaliar a actuação da igreja no presente ano e perspectivar as prioridades para 2025.
Na sua óptica, enquanto parceira do Estado, a igreja tem vários desafios do fórum social, entre os quais a promoção da dignidade humana, sensibilização sobre as questões do vandalismo de bens públicos, da gravidez precoce, da violência doméstica e da igualdade de género.
Segundo a bispa, a igreja tem ajudado na promoção da dignidade humana e no cuidado do povo, procurando que este alcance uma vida digna e paute pela moral e pelo respeito social.
Quanto ao combate ao vandalismo, Filomena Teta destacou a importância de ensinar as crianças, desde cedo, a não destruírem os bens públicos.
Por isso, enfatizou a necessidade da igreja continuar a promover a educação dos jovens, com base na valorização e cuidado de todo o património público.
Na sua intervenção, Filomena Teta fez referência à protecção dos direitos das crianças, mencionando a iniciativa do projecto “Igreja Segura”.
O referido projecto visa garantir a todas as crianças a protecção dos seus direitos, com a realização de encontros comunitários e de sensibilização dos fiéis.
A par disso, sublinhou ainda que a igreja tem desenvolvido um programa que visa prevenir o casamento precoce, a gravidez na infância e o abuso sexual de menores.
Neste contexto, a religiosa destacou o trabalho para o empoderamento da mulher e a liderança feminina em qualquer sector da sociedade.
“As mulheres em Angola devem sentir-se capazes de abraçar qualquer desafio, em qualquer lugar”, sublinhou.
Durante os três dias, os delegados ao Sínodo da Igreja Anglicana vão discutir questões relativas à vida interna da instituição e a situação social da população.
A Igreja Anglicana foi fundada em 1534. ANM/OHA