Longonjo – A humanização do continente africano, através da civilização e da educação cristã, constitui um dos maiores focos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, afirmou o seu presidente da Divisão da África Austral e Oceano Índico, pastor Harrington Akombwa.
O religioso falava, quarta-feira, na abertura do centenário da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizada na Missão do Bongo, no município do Longonjo, província do Huambo.
Na ocasião, o pastor Harrington Akombwa apelou aos fiéis a serem persistentes e resilientes na expansão da mensagem bíblica que sustenta as orientações cristãs e estruturadas nos ensinamentos de Jesus Cristos, para a melhoria do bem-estar económico e da harmonia social do continente “berço da humanidade”.
Lembrou ser a Missão do Bongo o ponto de partida para o alastramento da doutrina evangélica cristã nas comunidades da África Austral, com foco na humanização e na promoção dos valores sociais, indispensáveis para o desenvolvimento sustentável.
Por isso, espera que os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia continuem a ser convictos e capazes de enfrentar qualquer momento crucial da vida humana e maior comprometimento religioso, sem se desviar das responsabilidades eclesiásticas.
Disse que a denominação religiosa chegou em África, através do pastor norte-americano William Harry Anderson, que, persistentemente, trabalhou na expansão deste instituição religiosa na zona Austral sem medir os custos e sacrifícios, da actividade sacerdotal, baseada na melhoria das condições sociais e económicas dos povos africanos.
Contudo, referiu ser necessário seguir o entusiasmo cristão do missionário americano que alcançou várias comunidades africanas, num momento de contextos difíceis, na perspectiva da promoção do crescimento quantitativo e qualitativo dos crentes adventistas do sétimo dia.
Por sua vez, a madrinha da Missão Adventista do Bongo, Fátima Veiga, destacou o desempenho da Igreja nos sectores da saúde e educação decisivos para o melhoramento das condições de vida da população angolana.
Elogiou, igualmente, os esforços da instituição na organização social e a promoção dos valores humanos no país, enquanto parceria do Estado no desenvolvimento sustentável das comunidades.
Localizada no município do Longonjo, 64 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, a Missão Adventista do Bongo foi fundada em 1924 pelo Missionário James Delmer Baker, tendo sido destruída em Julho de 1975, em consequência do conflito armado.
Foi neste local onde a Igreja Adventista do Sétimo Dia deu início ao projecto de educação religiosa e expansão dos valores cristãos em Angola, daí o facto de ser escolhido para albergar as jornadas comemorativas ao centenário da denominação religiosa, com perto de dez mil fiéis, entre africanos e europeus. LT/ALH