Luanda – A Inspecção Geral da Administração do Estado vai priorizar, no presente ano, o combate à corrupção, de modo a proporcionar uma melhor e transparente gestão do bem público, informou esta terça-feira, em Luanda, o inspector-geral Ângelo de Barros Tavares.
Intervindo na cerimónia de cumprimentos de início de ano ao inspector-geral da administração Estado, Ângelo Tavares disse que dentro do contributo inspectivo, a sua instituição vai continuar atenta as irregularidades das instituições públicas e privadas.
Segundo o responsável, a IGAE tem trabalhado afincadamente para identificar as instituições e empresas públicas que praticam actos ilegais, inclusive remetendo processo a Procuradoria-Geral da República.
“Graças a este trabalho, no mês de Dezembro, conseguimos poupar, do cofre do Estado, centenas de milhões de Kwanzas e dezenas de milhões de dólares”, explicou.
Nesta senda, recomendou aos quadros da IGAE para pautarem pelo rigor, transparência e controlo, se mantendo firmes, determinados e resistentes nas suas acções.
Na sua intervenção, Ângelo Tavares falou da melhoria das condições de trabalho dos efectivos, tendo em conta a recente aprovação do regime especial de carreiras e do estatuto remuneratório, este último em fase final.
Afirmou que continuarão a trabalhar para que as instituições públicas cumpram com o estabelecido na lei, pautando por uma gestão adequada e respeitando os princípios essenciais de gestão. EVC/OHA