Luanda - O inspector-geral da Administração do Estado (IGAE), Ângelo da Veiga Tavares, manifestou, esta quarta-feira, em Luanda, a ideia de municipalizar os serviços deste órgão.
O responsável expressou o facto, em declarações à imprensa, após um encontro com o governador de Luanda, Manuel Homem, onde referiu que a perspectiva é tornar o trabalho da Inspecção Geral da Administração do Estado mais operacional.
"Sentimos, logo ao assumir as responsabilidades, de que há concentração do trabalho da IGAE a nível da província de Luanda, facto que nos leva a perspectivar a municipalização destes serviços", referiu.
Neste quadro, segundo Ângelo da Veiga Tavares, augura-se que as denúncias, queixas e reclamações de cada município de Luanda consigam ter resposta a nível local e deixar aqueles temas mais candentes para as estruturas centrais.
Por sua vez, o governador de Luanda, Manuel Homem, mostrou-se satisfeito com o interesse do inspector-geral da IGAE em municipalizar os serviços, tendo manifestado disponibilidade para a identificação de condições infra-estruturais para, no mais curto espaço de tempo, poder acolher esse serviço.
Manuel Homem apelou ainda aos gestores públicos para a necessidade de olharem para o erário público com bastante responsabilidade.
O encontro ficou ainda marcado pela entrega ao Governo Provincial de Luanda de duas viaturas recuperadas pelo IGAE na posse de um funcionário do GPL.
Segundo a delegada provincial da IGAE de Luanda, Maria de Lemos, a província regista semanalmente mais de 15 denúncias.
O novo Inspector-Geral da Administração do Estado foi nomeado a 9 de Julho do ano em curso, por decreto presidencial. ANM/ART