Ndalatando - O delegado da Inspecção Geral do Estado (IGAE) no Cuanza-Norte, José Manuel, reiterou o apelo aos funcionários e gestores públicos na província a continuarem a pautar por princípios éticos e deontológicos na Administração Pública.
De acordo com José Manuel, com esta atitude os agentes públicos vão mitigar casos de corrupção na província.
O delegado, que falava à ANGOP hoje (quinta-feira), a propósito do Dia Internacional Contra a Corrupção, assinalado a 09 de Dezembro, exortou aos agentes administrativos que não maculem o erário, alertando que a instituição está atenta a qualquer desvio.
Sobre eventuais casos de corrupção na província este ano, informou que a instituição não recebeu, nem tem registo de denúncias do género.
“Não posso dizer que não há actos de corrupção, mas se a instituição apurar vai investigar e remeter o processo aos órgãos afins para tratamento”, assegurou.
Realçou ainda que para prevenir a situação, a IGAE está a ministrar um Seminário sobre a Ética e Deontologia na Administração Pública e prevê passar por todos os municípios e instituições.
Esclareceu que o seminário visa sensibilizar e educar funcionários e gestores públicos para que não caiam na tentação de corrupção, suborno, nepotismo, desvio de fundos, lavagem de dinheiro e outras práticas anti-éticas.
Alertou que, havendo violação de princípios de ética e deontologia, assim como no quadro do Orçamento Geral do Estado, os infractores vão sentir a "mão pesada" da instituição.
A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. Tem delegações nas 18 provincias do país.
O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado com o objetivo de sensibilizar para o combate e prevenção de actos do género, assim como salienta, também, a importância da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (2003) para o seu combate à escala mundial.
Este ano, o tema é «Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã». A corrupção ameaça o futuro dos jovens, bloqueando o acesso à educação, empregos, serviços públicos, desportos e um planeta saudável. IMA/SEC