Malanje- Cento e 36 denúncias de cidadãos, maioritariamente sobre práticas de suborno envolvendo funcionários públicos, foram recepcionadas pela delegação da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) em Malanje, de Outubro de 2021 até a presente data.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, pela delegada provincial da IGAE, Nzinga Ngola do Céu, quando procedia ao balanço dos 11 meses de funcionamento da instituição em Malanje, dando conta que lideram a lista de denúncias os sectores da saúde e educação.
Até ao momento, as denúncias já resultaram na detenção de 10 funcionários públicos apanhados em flagrante delito, segundo a responsável.
Para travar práticas indecorosas por parte dos servidores públicos, a responsável avançou que a IGAE vai continuar a desenvolver actividades que visam consciencializá-los sobre o cumprimento da lei da probidade pública.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo, com objectivo de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
Tem ainda a missão de prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõe, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.
Entre as suas atribuições, consta ainda a de inspeccionar a dívida pública.