Ondjiva - A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Cunene reitera o apelo à população a fim de dirigir à instituição ou através de ligações gratuitas para o 119 do call center deste órgão, em detrimento das redes sociais.
Em declarações à ANGOP, por ocasião do balanço do III trimestre, o delegado da instituição no Cunene, Moisés Sovi, ressaltou notar-se, muitas vezes, pessoas lesadas fazerem denúncias públicas nas redes sociais, o que é "contra a ética ".
Conforme a fonte, quem quer que o assunto seja resolvido por se tratar de uma situação de improbidade pública deve dirigir-se à delegação para que seja acompanhado.
No período em análise, o IGAE recebeu 37 chamadas de denúncias, das quais 21 válidas, que resultaram na abertura e instrução de seis processos administrativos de averiguação, contra 128 do período anterior.
Esclareceu que a redução de 91 chamadas deveu-se às constantes quedas do sinal no sistema da internet, que limitou o funcionamento do call center, porque muitas ligações não passavam.
Fez saber ainda a realização de cinco inspecções ordinárias de carácter geral, nos municípios da Cahama, Cuvelai e Ombadja, que estão em processo de elaboração de projectos de relatórios para remessa do contraditório.
Moisés Sovi sublinhou terem registado nove acções de fiscalização aos projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e combate à pobreza, que permitiram averiguar as irregularidades.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública. PEM/LHE/SEC