Icolo e Bengo - A delegada provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), em Luanda, Maria de Lemos, defendeu hoje, sexta-feira, na vila de Catete, município de Icolo e Bengo, a necessidade urgente da observância dos princípios éticos na administração pública para melhoria do serviço público.
Segundo a responsável do IGAE, que dissertava o tema "Ética na Administração Pública”, num seminário dirigido aos funcionários da administração municipais da Quiçama e do Icolo e Bengo, o bom atendimento melhora a satisfação do utente.
"É imperioso ter em conta a ética no serviço público, para reduzir a espera desnecessária, evitar monopolizar os serviços, centralizar a si (funcionário) o atendimento público", precisou a gestora.
Maria de Lemos, sublinhou que a ética ajuda a organizar e melhorar o serviço público, pautando sempre pelo respeito, igualdade e sigilo profissional.
O funcionário público que observa a ética organizacional, propícia harmonia e equilíbrio dos interesses individuais e institucionais, bem como a satisfação dos utentes.
Desta forma, prosseguiu, os ganhos são maiores, melhoria da imagem e credibilidade da instituição, a qualidade dos serviços, resultados e realizações institucionais.
A realização do seminário enquadrou-se nas acções em curso do IGAE, no âmbito da moralização da administração pública em Luanda.
De recordar que os municípios da Quiçama e do Icolo e Bengo foram os últimos a acolher este seminário, após ter se sido realizado nos outros sete que compõem a província de Luanda.
A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo para a inspecção, auditoria e fiscalização da actividade administrativa de todos os organismos da administração directa e indirecta do Estado, assim como da administração autónoma e independente. CLAU/AJQ