Talatona – A delegada provincial de Luanda da Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE), Maria de Lemos, reafirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, a importância da éctica na administração pública para a garantia da transparência, justiça e eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.
A responsável que desertava no seminário sob o tema, “A Éctica na Administração Pública”, dirigido aos funcionários da administração municipal deTalatona, em Luanda, referiu que implementação das normas promovem a confiança dos munícipes nas instituições e evitam a ocorrência de práticas que comprometem a funcionalidade do serviço público.
A delegada disse que actualmente já se regista servidores públicos mais informados que têm as suas acções laborais viradas para um atendimento aceitável.
“Antes alguns servidores públicos cometiam erros por desconhecimento das normas e não por vontade própria”, referiu.
Segundo ela, os funcionários públicos têm estado a absorver os ensinamentos, o que vai melhorando gradualmente os serviços do Estado.
Já o administrador municipal de Talatona, José de Oliveira Bastos, disse que as normas legais representam um compromisso com valores que orientam a conduta dos servidores públicos.
Para ele, o compromisso com a éctica é indispensável para garantir que a administração pública actue de maneira justa, transparente e em consonância com os interesses da sociedade.
Participaram administradores municipais adjuntos, comunais, distritais, directores municipais e funcionários daquela circunscrição. MAG