Cuito - A Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA) sugeriu, na cidade do Cuito, província do Bié, a reformulação da Lei de Liberdade Religiosa, para acabar com os falsos profetas.
O secretário geral da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Isaías da Paixão Chicola, que falava à ANGOP no final da sua visita pastoral nesta parcela do país, referiu que a medida visa acabar com as seitas religiosas que oferecem assistência médica e medicamentosa às populações de forma não convencional.
Disse que, por causa disso, muitos doentes deixam de aderir aos hospitais e passam a frequentar os templos, cuja medicação é feita a base de água perfumada, criando situações catastróficas na saúde, provocando mortes extra-hospitalares.
"Olhamos para isso como algo que os nossos deputados devem ter em consideração", realçou.
Alertou que Angola está a caminho de um colapso religioso, face ao surgimento de várias seitas cujo objectivo é meramente comercial.
Esta prática, adiantou, tende muitas das vezes a destruir as famílias, que preferem acreditar nos falsos profetas em busca de saúde, ignorando completamente a medicina convencional.
IEIA comprometida na preservação dos bens públicos
Por outro lado, Isaías da Paixão Chicola manifestou o comprometimento da sua congregação na salvaguarda dos bens públicos colocados à disposição de todos, através de constantes apelos à comunidade.
Disse que, para eles, torna-se indiscutível este assunto, salientando que a vandalização dos bens públicos, para além de causar inúmeros prejuízos ao Estado, atrasa sobremaneira a vida de toda a comunidade, dando como exemplo o roubo constante dos cabos eléctricos que têm deixado a população às escuras.
IEIA almeja construção de Centro de Oftalmologia no Cuito
A Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA) na província do Bié pretende erguer, na cidade do Cuito, até 2027, o primeiro Centro de Oftalmologia, para atender pacientes com problemas de visão, sobretudo realizar cirurgias de cataratas.
Segundo o secretário provincial da IEIA, pastor Raimundo Isidro, a ideia da implementação do centro resulta pelo facto desta Igreja estar a promover, em parceria com médicos da organização internacional RISE, duas consultas anuais de oftalmologia, onde têm sido atendidos mil e 600 pacientes, bem como efectuar perto de 200 cirurgias de cataratas.
Neste momento, adiantou estar em curso a mobilização de recursos financeiros através dos seus parceiros sociais, especialmente, a RISE, de modo a permitir o início das obras, com vista a contribuir em grande medida na assistência médica e medicamentosa às populações.
A Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola foi fundada em 1884, na comuna do Trumba, município do Cuito.
Está reconhecida sob decreto executivo 14/92 de 10 de Abril.
Só na província do Bié, a IEIA conta mais de 600 mil membros, espalhados em 281 congregações e pontos, assegurados por 195 pastores.
Nos últimos anos, com o apoio da RISE, a igreja construiu quatro escolas missionárias, igual número de postos de saúde, embora um destes, situado na Missão de Chilonda, esteja encerrado por conta da vandalização ocorrida em 2020. LB/PLB