Moçâmedes - Mais de cinquenta idosos do Lar da Terceira Idade em Moçâmedes, efectuaram, nesta quinta-feira, uma visita turística ao deserto do Namíbe, onde se encontra a rara planta Welwitschia Mirabilis.
A actividade é uma promoção do Gabinete de Acção Social, Família e Promoção da Mulher, no âmbito do Dia da Pessoa idosa, a assinalar-se sexta-feira.
Nesta actividade, a administrador adjunta de Moçâmedes, para a área Social e das Comunidades, Nelsandra Cunha, considerou a data de extrema importância, tendo em conta o contributo que os mais velhos, idosos deram ao país.
"Queremos que cada um deles, passe para nós, o seu testemunho sobre o percurso de vida, pois para nós, eles representam bibilhotecas vivas", disse a responsável.
Já a directora do Gabinete Municipal da Protecção Social de Moçâmedes, Cátia Santiago, realçou que a visita turística dos idosos ao deserto visou descontraí-los e dar a conhecer o que muitos deles não tiveram oportunidade ao logo da vida.
Assim sendo, a iniciativa surge pela necessidade do reconhecimento merecido à pessoa idosa, porque durante a juventude, muitos não tiveram a oportunidade de conhecer as “belas” paisagens da província.
Considera importante reconhecer o valor da pessoa idosa, pois muitos dos visitantes não conheciam quer a planta Welwítschia Mirabilis, quer o deserto do Namibe, porque na juventude faltou-lhes oportunidade do género.
Após o passeio turístico, foi proporcionado aos idosos um almoço de confraternização, para agradecer a presença de cada um e garanti-los continuidade de iniciativas de género em gesto de apoio e carinho. LG/FA/SEC