Mbanza Kongo - Cento e cinquenta idosos da comuna do Nkiende, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiaram, este sábado, de consultas médicas gratuitas, durante uma feira de saúde.
Inserida no programa alusivo ao Dia da Pessoa Idosa, que hoje se assinala, a feira foi promovida pela Administração Municipal de Mbanza Kongo, em parceria com a Associação de Amizade e Solidariedade para com a Pessoa de Terceira Idade.
Durante a empreitada, os idosos foram submetidos ao rastreio de várias patologias, com realce para a hipertensão arterial, malária e glicemia, cujos serviços foram assegurados por nove profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico terapeuta.
Na ocasião, o técnico de enfermagem Pedro Lundoloka, disse que durante a feira foi detectado um caso crítico de hipertensão arterial a uma idosa de 100 anos, que de imediato foi encaminhado ao Hospital Provincial do Zaire.
Disse que os pacientes diagnosticados com casos positivos de malária foram assistidos no local com a entrega de anti maláricos, bem como beneficiaram de redes mosquiteiras impregnadas com insecticidas.
Informou que a malária continua a ser a principal causa da morte e de internamento de pacientes, sobretudo em crianças e idosos daquela comuna que dista a 30 km a Oeste da cidade de Mbanza Kongo.
O acto foi orientado pela directora municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Maria Fineza André, que, na ocasião, valorizou o papel do idoso na transmissão de valores e sabedoria à nova geração.
“Uma pessoa idosa é uma biblioteca viva, por congregar sabedoria e valores que são transmitidos de geração à geração”, sublinhou.
Durante o evento, que decorreu sob o lema “envelhecer com dignidade”, os idosos foram agraciados com cestas básicas disponibilizadas pela Administração Municipal de Mbanza Kongo.
A comuna do Nkiende tem uma população estimada em mais de sete mil habitantes, distribuídos por 16 aldeias. DMN/JL