Malanje- Cerca de duas toneladas de fuba de milho, feijão, bolachas, trigo, óleo, açúcar, massa, arroz e sabão, foram entregues hoje ao Lar de Idosos do bairro Maxinde, nesta cidade, pelo Banco Keve, no âmbito da sua responsabilidade social.
O gesto visou contribuir na redução das dificuldades alimentares do Lar e surge na sequência do Programa de Engajamento Comunitário do Banco, que abrange instituições de caridade do país.
Segundo a gerente do Banco Keve em Malanje, Matilde Verás, o Programa de Engajamento Comunitário teve início em Dezembro de 2023, no Lar São Vicente, na província de Benguela e já beneficiou até ao momento 632 idosos no Cuanza Sul, Uíge, Huambo, Bié, Huíla, Namibe, Moxico e Lunda Sul.
Disse que o gesto prossegue terça-feira (19), na província do Cuando Cubango, onde será encerrada a primeira fase e a partir de 2025, retomar até se atingir as 18 províncias do país.
Realçou que para além de bens de primeira necessidade, o Banco prevê proporcionar outros apoios de forma permanente as pessoas da terceira idade no país.
A coordenadora do Lar de idosos da Maxinde, Ilda Gaspar Nzambi, enalteceu o gesto do Banco Keve e apelou a outros organismos no sentido de seguirem o exemplo, doando bens as pessoas da terceira idade e a outros grupos necessitados de Malanje.
Realçou que os alimentos ora recebidos vão ajudar a melhorar a dieta dos internados e dos funcionários, tendo lamentado o abandono familiar de muitos idosos que vêem-se obrigados a internar no Lar, em alguns casos com debilidades de saúde.
Tutelado pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, o Lar da Maxinde controla actualmente 35 idosos, dos quais 23 homens e 12 mulheres com idades acima de 60 anos. NC/PBC