Mbanza Kongo – Cento e 38 pacientes foram atendidos no Banco de Urgência do Hospital Provincial do Zaire (HPZ), em Mbanza Kongo, nas últimas 48 horas.
A responsável do banco de urgência desta maior unidade sanitária da região, Numbi Lumbu Itongua, explicou em declarações à ANGOP, que deste número, 55 pacientes foram internados.
As agressões físicas, os acidentes de viação e a malária, foram as principais ocorrências que deram entrada naquele centro hospitalar.
“A transição de ano não foi muito agitada aqui no nosso hospital, não obstante alguns casos de agressões físicas com recurso à arma branca”, referiu.
Mbanza Kongo volta ao trabalho
O primeiro dia normal de trabalho neste ano de 2025 na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, foi marcado com uma presença massiva de funcionários públicos, após o interregno verificado no dia 1 de Janeiro.
Numa ronda efectuada na manhã de quinta-feira pela ANGOP, foi notória a presença dos funcionários nas instituições públicas e privadas, prontos para mais uma jornada laboral.
A equipa de reportagem passou pela sede do Governo Provincial do Zaire, Administração Municipal de Mbanza Kongo, pelo Departamento de Identificação Civil e Criminal, bem como pela Loja dos Registos e Notariado.
Notou-se, igualmente, uma presença acentuada de servidores públicos em instituições bancárias, serviços de transportes públicos e privados.
Entretanto, até à altura do fecho deste apontamento havia ainda amontados de resíduos sólidos em algumas artérias desta cidade Património Mundial, com realce para os arredores dos mercados da Corrida e das 15 Casas, bem como nos terminais de embarque e desembarque de passageiros e carga. DA/JL