Luena - Vinte bolsas de sangue foram doados hoje ao Hospital Municipal de Camanongue, província do Moxico, pelas associações juvenis e religiosas, a fim de reforçar o banco de sangue da unidade sanitária de referência.
A doação, que contou também com a participação da administradora municipal, Irene Maquecha, foi promovida pela direcção de Camanongue da Acção Social, Família e Igualdade do Gênero, no âmbito da “Jornada Abril Jovem”.
A chefe dos serviços de hemoterapia da unidade hospitalar, Paulina katcheque, enalteceu o gesto da juventude.
Na ocasião, informou que o banco de sangue, com uma capacidade de conservar 10 bolsas de sangue, nunca funcionou desde a inauguração do hospital, em 2019, devido a uma falha de fabrico.
Para manter o sangue no hospital, foi adquirido uma geleira que funciona com aparelhos para medir a temperatura de maneira que o sangue não estrague.
Por seu turno, a administradora municipal, Irene Maquecha, depois de doar sangue, destacou a necessidade de promoção de gesto do gênero para salvar-se vidas.
O presidente dos dadores de sangue no Moxico, António Pinto Matabicho, garantiu estar criada já a brigada de dadores em Camanongue, convidando mais jovens a fazerem parte da agremiação.
Inaugurado em 2019, o Hospital Municipal de Camanongue possui uma capacidade de internamento de 130 camas e realiza duas a três transfusões por dia.