Uíge – Duzentas e 58 bolsas de sangue foram doadas, este sábado, a três hospitais de referência da provincia do Uíge, numa iniciativa da Brigada de Jovens Solidários (BJS).
A doação foi feita por 300 jovens das províncias de Luanda e do Uíge e foi entregue aos hospitais geral, municipal e do Catapa.
O secretário nacional para Administração e Finanças da Brigada Jovens Solidários, Fernando Manuel, explicou que a campanha visa suprir a carência de sangue que se regista nas unidades sanitárias do país.
Anunciou, para os próximos dias, a realização de campanhas de doação de sangue nas demais províncias do país, revelando que a organização filantrópica controla mais de três mil dadores de sangue e 15 núcleos.
O director-geral do Hospital do Catapa, Raimundo Zau, disse que gesto vai minimizar a carência de sangue registado naquela unidade sanitária, e apontou as áreas de pediatria e de cirurgia como as que mais transfusões registam, sendo a malária e acidentes de viação as principais causas.
Por sua vez, o secretário provincial da BJS no Uíge, Dinis Alberto, disse que no ano passado a organização doou mais de 500 bolsas de sangue nos 16 municípios da província.