Ho Chi Minh (Do Enviado Especial) - O secretário-adjunto do Comité do Partido Comunista do Vietname (PCV), na cidade de Ho Chi Minh, Phan Van Mai, manifestou hoje quinta-feira, ao secretário do Bureau Político (BP) do MPLA para as Relações Internacionais (RI), Manuel Augusto, o desejo de ver a cidade de Ho Chi Minh geminada a uma angolana.
O intento foi explanado durante um encontro com a delegação do partido no poder em Angola, encabeçada por Manuel Augusto, que está no Vietname, desde segunda-feira (19) e em Ho Chi Minh, desde quarta-feira (21), para o aprofundamento das relações com o PCV.
Phan Van Mai lamentou o facto de que apesar da relevância económica de Ho Chi Minh, com os seus 13 milhões de habitantes, 10% da população do Vietname, as trocas comerciais com cidades angolanas são quase que inexistentes.
Por seu turno, Manuel Augusto comprometeu-se a elevar a vontade às autoridades governamentais angolanas, a fim de se encontrar a candidata à geminação. Tão logo seja designada fará parte da grande lista de cidades irmãs de Ho Chi Minh, tal como Busan, Coreia do Sul; Osaka, Japão; Moscovo e São Petersburgo, Rússia; Toronto, Canadá; São Paulo, Brasil entre outras.
A jornada da comitiva do MPLA, iniciada em Hanói, reservou também uma deslocação ao Instituto de Ciência e Técnica Agrícola do Sul, fundado em 1925, onde, recebeu explicações sobre as suas principais actividades, tais como a preparação, selecção e aprimoramento de sementes, de várias culturas, para que possam resistir melhor às alterações climáticas.
A instituição também se ocupa do estudo do solo para aferir a sua capacidade de manter os micro nutrientes e fertilizantes micro orgânicos.
A jornada terminou com uma visita ao Centro de Apoio aos Jovens e Startups da União Juvenil da cidade de Ho Chi Minh, esta conhecida até 1975 como Saigão, a maior e principal centro financeiro do Vietname.
Situada no sul do país, é uma cidade histórica e portuária. MR/ADR