Saurimo- As obras e as ravinas que se encontram a montante da Central de Captação, Tratamento e Distribuição de Água da Hidrochicapa, estão a provocar turbidez de forma acentuada na qualidade da água bruta, devido as constantes chuvas que se abatem na cidade de Saurimo.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo administrador para área Técnica da Empresa Pública de Águas e Saneamento (EPAS) da Lunda-Sul, Edmundo Txifunga, quando falava à imprensa sobre a prontidão da empresa para a quadra festiva.
Sublinhou que para a população consumir água potável, a empresa é obrigada a aumentar a quantidade dos produtos químicos no seu tratamento e paralisar a distribuição.
Fez saber que devido ao excesso de produtos químicos no tratamento da água, o stok preparado para até Janeiro de 2025, estará comprometido.
Por outro lado, o responsável assegurou que a empresa vai tudo fazer para que não falte água à população durante a quadra festiva.
Apelou os consumidores no sentido de pagarem os serviços, para permitir que a empresa tenha condições para assegurar os custos operacionais.
Actualmente a cidade de Saurimo conta com um Centro de Captação, tratamento e distribuição de Agua com 200 metros cúbicos, que atende mais de 200 mil habitante dos mais de 534 mil existentes.
De recordar que está em construção em Saurimo, Lunda Sul, um novo Sistema de Abastecimento de Água, com a capacidade de produção de 60 mil metros cúbicos dia, que vai atender mais de 600 mil habitantes.MG/JW/HD