Chitembo - Os habitantes da sede comunal do Mutumbo, município do Chitembo, província do Bié, beneficiaram de um sistema de água potável, com um reservatório com a capacidade de cinco mil litros.
O sistema, inaugurado segunda-feira, pelo administrador do Chitembo, Alexandre José Celestino, mo âmbito das festividades do 11 de Novembro, tem capacidade para bombear cerca de 250 litros por hora.
Construído no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), a infra-estrutura, orçada em 17 milhões de kwanzas, contempla ainda chafarizes e outros equipamentos.
Na ocasião, o administrador Alexandre José Celestino sublinhou que as famílias do Mutumbo vão consumir agora água tratada, contrariamente ao passado, em que se socorriam a cacimbas, riachos, rios e lagoas.
Por isso, recomendou aos habitantes a fim de preservarem adequadamente o equipamento, de modo que permita ao Estado investir em outras áreas, resolvendo, assim, outros constrangimentos que ainda afligem as populações locais.
Ainda durante a sua estada nesta região, o administrador procedeu à entrega de inputs agrícolas aos camponeses locais, tendo apelado à necessidade de apostarem seriamente no aumento da produção, visando reduzir a pobreza no seio das comunidades.
A comuna do Mutumbo, com uma extensão territorial de três mil 950 quilómetros quadrados, é constituída por cinco embalas. A população, estimada em mais de 10 mil, dedica-se maioritariamente à agricultura, criação de animais, caça, produção de mel e pesca. JEC/PLB