Cuito - Mais de 500 cestas básicas foram entregues às famílias carenciadas da aldeia de Lungúndua, no município do Cuito, província do Bié, no âmbito do Natal solidário, oferecido pelo Governo local.
Dos bens entregues pela governadora Celeste Adolfo constam arroz, massa alimentar, óleo vegetal, sal, açúcar, sabão, entre outros.
Foram ainda distribuídos mimos, brinquedos e sapatos às crianças desta aldeia, que dista a 12 quilómetros a sul da cidade do Cuito.
Na ocasião, Rosalina Nassova, moradora há mais de 50 anos no Lungúndua, considerou positivo o gesto do Governo, o que vai permitir que passam a quadra festiva da melhor forma.
Já o menor Agostinho Bartolomeu, que também se mostrou satisfeito com a recepção dos mimos e brinquedos, encorajou as autoridades governamentais a prosseguirem com este gesto em outras localidades, para trazer conforto às famílias mais necessitadas.
Por sua vez, a governadora Celeste Adolfo reiterou que acções do género vão continuar, por ser um gesto gratificante.
Lungúndua com falta de água, energia e posto de saúde
Com perto de três mil habitantes, as populações da aldeia do Lungúndua carecem de água potável, energia eléctrica e uma unidade sanitária, visando evitar longas distâncias na procura de cuidados médicos.
A necessidade foi manifestada pelo responsável da comissão de moradores, Evaristo Pinto, quando falava das principais dificuldades que a comunidade enfrenta.
De acordo com Evaristo Pinto, a aldeia está bem servida no quesito da educação, na medida em possui escolas do I e do II ciclo do ensino secundário, porém as populações precisam de corrente eléctrica, água potável e um posto de saúde.
Em resposta, a governadora assegurou que, no próximo ano, o Governo, em parceria com a Administração Local do Estado, vai colocar mais um furo de água e recuperar os chafarizes danificados desde 2017.
Quanto à energia, avançou haver um programa de expansão, que também deverá beneficiar esta aldeia.
Sobre o posto de saúde, Celeste Adolfo avançou que Governo tenciona realizar um estudo, para a efectivação do mesmo. JEC/PLB