Malanje- O governador provincial, Marcos Nhunga, reiterou hoje, segunda-feira, a contínua defesa dos interesses dos idosos acolhidos nos Lares da terceira idade de Malanje, com vista a salvaguarda da sua dignidade e do bem-estar.
Disse ser dever do Estado amparar e proteger a pessoa idosa, e garantir o direito à vida e defender a sua dignidade e bem-estar na sociedade.
Falando no natal antecipado do idoso, o governante frisou que a solidariedade para com os idosos visa defender o bem-estar das famílias e das sociedades, dai que é necessário honrar essa franja, não apenas por ser sensível, mas por ser também progenitora das gerações actuais.
Entretanto, apelou aos filhos a adquirir as experiências de vida dos mais velhos, para que possam criar hábitos saudáveis, para além de estarem atentos às necessidades dos idosos.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família, e Igualdade do Género, Ema Massunga da Silva, considerou o natal solidário dos idosos, como um momento de convívio e de reflexão sobre o papel desempenhado pelos mais velhos na sociedade.
Enquanto isso, o Rei do Ndongo e Matamba, Diba Ngola Jungo pediu ao Governo da província, no sentido de continuar a realizar actividades que congreguem os idosos, para que estes tenham uma velhice condigna.
Já os beneficiários enaltecerem o gesto do Governo, na medida em que vem promover a união, partilha de conhecimentos, renovação espiritual, esperança, amor e do carinho que deve prevalecer nos corações das pessoas.
O natal contou com a participação de mais de mil idosos dos municípios de Malanje, Luquembo, Kiwaba Nzoji, Luquembo, Cambundi-Catembo, Cacuso e Cangandala. RM/NC/PBC