Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda reiterou hoje, a contínua atenção do Governo Provincial às pessoas com deficiência, promovendo a sua inclusão social e mais oportunidades.
De acordo com o dirigente, actualmente a província conta com pelo menos mil e 500 pessoas com deficiências, entre físicas, auditivas, visuais e outras, controladas pelo Governo, as quais se pretende prestar a máxima protecção e outros direitos, que lhes conferem dignidade e iguais oportunidades de vida.
Falando no acto comemorativo do dia internacional da pessoa com deficiência, que hoje se assinala, Franco Mufinda realçou que a inclusão, as liberdades, garantias fundamentais e as acessibilidades, constituem o lema do Governo para com essa classe social.
Por outro lado lamentou o grau de pobreza e de vulnerabilidade que muitos portadores de deficiências ainda enfrentam, razão pela qual, o Executivo definiu estratégias que regulam as acessibilidades através de normas de inclusão na sociedade e de eliminação de barreiras físicas, entre outros entraves.
Esses pressupostos, referiu, são extensivos a província de Malanje, realçando que a inclusão marca o interesse do Governo, porquanto reconhece o contributo dessas pessoas no desenvolvimento, independente da condição física, psíquica ou outra.
Apelou para o fim do estigma, para que as pessoas com deficiência se sintam participes da vida pública, tenham vida digna e contribuam para a construção do país próspero que se pretende.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Ema Massunga reforçou o apelo à resolução dos problemas de todas as pessoas nessa condição, pois a deficiência física não pode representar limitações, desde que a sociedade dê oportunidades de inclusão.
“Queremos dar atenção especial as pessoa com deficiência”, frisou, fazendo jus ao lema das comemorações do 3 de Dezembro, “Angola acessível, juntos pela inclusão”.
O acto culminou com um almoço de confraternização com as pessoas com deficiência, familiares, membros do Governo e da sociedade civil, bem como entrega de brindes, demonstrações de escrita e leitura através do sistema Braile, entre outros atractivos, incluindo músicas e danças.
O dia internacional da pessoa com deficiência foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, com o objectivo de promover a compreensão sobre as questões da deficiência e mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência. NC