Saurimo - O Governo Provincial da Lunda Sul reiterou, esta segunda-feira, em Saurimo, o apoio às políticas de empoderamento da mulher, valorizar as acções e iniciativas que visam acrescentar valores e outras acções sociais, com vista ao seu desenvolvimento.
De acordo uma nota endereçada à ANGOP, no quadro das comemorações do 31 de Julho, data dedicado a Mulher Africana, o governo local está apostado em promover a formação académica e profissional, a paz e a estabilidade social.
Igualmente a sua condição socioeconómica e política, a construção de atitudes e hábitos saudáveis, a auto afirmação e moldagem da sua personalidade, para o contínuo processo de educação dos filhos e de várias franjas.
A nota faz menção, de que o governo reconhece e enaltece o papel das mulheres nas sociedades, sendo elas geradoras e guardiãs da vida, protectoras, gestoras da família, orientadoras e influenciadoras dos grupos.
Realça ainda que as mulheres sempre deram o seu contributo e se dedicaram nas questões marcantes ao longo da história do país e do continente africano, posicionando-se com a sua inteligência e sabedoria, conquistando patamares nas mais variadas áreas e cargos de direcção e chefia.
Este ano, o dia 31 de Julho, consagrado a mulher africana decorre sob lema “os desafios da liderança feminina em África e suas fronteiras”.
O 31 de Julho, Dia da Mulher Africana foi instituído em 1962 na Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam, Tanzânia.
A celebração é reconhecida num total de 14 países e ainda por oito Movimentos de Libertação Nacional. JW/VIC