Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda reiterou hoje o compromisso do governo provincial em apoiar de forma institucional e material, os idosos, visando proporcionar a melhoria de vida dos mesmos.
De acordo com o responsável, o Governo controla actualmente 61 idosos, dos quais 35 estão acolhidos no Lar do bairro Maxinde, cujas condições sociais estão criadas.
Falando por ocasião do dia nacional da pessoa idosa, que hoje (30 de Novembro), se assinala, Franco Mufinda precisou que o Governo vem trabalhando na resolução da problemática da alimentação, saúde e de assistência social dessa franja, na medida em que os mesmos encontram-se acolhidos em Lares e recebem regularmente os referidos apoios através do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
Por outro lado, apelou as famílias no sentido de colaborarem na atenção aos idosos, reconhecendo o seu contributo em prol do desenvolvimento da sociedade.
Entretanto, o vice-governador reconheceu a necessidade das pessoas idosas exercerem actividades socialmente úteis, desde que estejam capacitadas, ocupando os tempos livres e quebrarem o sedentarismo.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Ema Massunga apelou aos idosos do Lar da Maxinde, no sentido de continuarem a confiar nas acções do Governo tendentes ao seu bem-estar.
O dia nacional da pessoa idosa foi instituído com o objectivo de reflexão sobre o papel dos idosos na sociedade e reconhecimento pelos seus feitos nas comunidades. NC