Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo realoja mais de mil famílias em Luanda

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 18 Maio de 2021 | 16h33
Governo realoja mais de mil famílias em Luanda, Angop - Agência Angola Press
Ministra do Estado para a Área  Social anuncia realojamento no Mayé Maye
Ministra do Estado para a Área Social anuncia realojamento no Mayé Maye
Francisco Miúdo

Luanda - Mil e 560 famílias residentes em zonas de risco na província de Luanda serão realojadas, nos próximos dias, na centralidade do Mayé Mayé, município de Cacuaco, informou, nesta terça-feira, a ministra de Estado para a Área Social.

Carolina Cerqueira disse que deste número já foram realojadas 157 famílias, num projecto estruturado que terá esquadra policial, escolas e centro de saúde.

Conforme a ministra, que falava na abertura da 23ª sessão do Conselho Nacional da Família, o Governo pretende, com está acção, dar resposta a preocupante situação das famílias que vivem em zonas de risco, garantindo estabilidade e o desenvolvimento harmonioso.

Afirmou que o Executivo está consciente das graves dificuldades enfrentadas pelas famílias angolanas, cujo empobrecimento foi agravado pela crise financeira mundial e os feitos da pandemia da Covid-19, ao que se juntaram, agora, as catástrofes naturais, como a seca no sul do país, a mendicidade, a carência alimentar, o desemprego juvenil.

A governante considerou este quadro como causador da desestruturação social e do agravamento da instabilidade familiar, fragilizando a coesão e integração social.

Afirmou ser evidente no país, com maior incidência em Luanda, o número de crianças na rua, de mães pedintes com bebés e crianças em busca de alimentos e outros meios de sobrevivência, referindo-se também à vulnerabilidade das famílias que recentemente perderam  os seus abrigos e bens devido às enxurradas.

No seu entendimento, programas e projectos como o Kwenda, que decorre até 2023 e que prevê apoiar um milhão e 608 mil agregados familiares em situação de pobreza e de grande vulnerabilidade, o Programa de Transferências Sociais Monetárias e o Projecto de Empoderamento das raparigas financiado pelo Banco Mundial no valor de 250 milhões de dólares, demonstram a preocupação do Governo em melhorar a protecção social e aumentar a sua cobertura familiar de forma equitativa, socialmente justa e sustentável.

De acordo com a responsável, uma das apostas do Governo passa pelo emponderamento da família, por contribuir para a redução da pobreza, da vulnerabilidade e proporcionar mais riqueza às nações, desenvolvimento sustentável e humano e melhor crescimento económico.

Em relação ao Conselho Nacional da Família, a ministra realçou a sua importância, por ocorrer num contexto de "grandes desafios" a nível nacional e internacional, fruto dos efeitos da pandemia da Covid-19, que obrigam os governos a se engajarem em acções de assistência emergenciais e iniciativas estruturadas para assegurar a protecção das famílias e mitigar as suas dificuldades económicas e sociais.

O evento serviu para a promoção de uma reflexão sobre os problemas que enfermam as famílias, para o realinhamento dos programas e políticas públicas em prol da valorização da família e do reforço das suas competências.

Em abordagem estiveram questões relacionadas com o "Programa Nacional de Resgate do Valores Morais e Cívicos", "A violência no contexto familiar, a luz do novo código penal" e "Vantagens da implementação das caixas comunitárias de credito nas escolas de campo, projecto da agricultura familiar orientada para o mercado".

"A experiência da ADRA no empoderamento das famílias SAN; o caso do município de Cacula", " Reflexão sobre o processo de revisão do código da família de Angola" e "A união de facto e procedimentos jurídicos, na perspectiva de orientação familiar" foram outros temas debatidos no encontro.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+